O que é neurotomia por radiofrequência?
A neurotomia por radiofrequência usa ondas de rádio para criar uma corrente que aquece uma pequena área do tecido nervoso. O calor destrói essa área do nervo, impedindo-o de enviar sinais de dor ao seu cérebro. A NR pode proporcionar alívio duradouro para pessoas com dor crônica, especialmente na região lombar, pescoço e articulações artríticas.ltar após o tratamento, converse com seu médico. Você pode precisar ajustar seu plano de controle da dor para ajudá-lo a se sentir melhor.
Por que a neurotomia por radiofrequência é feita?
Os objetivos da neurotomia por radiofrequência são:
Quais condições podem ser tratadas com neurotomia por radiofrequência?
A neurotomia por radiofrequência é usada para tratar:
Como funciona a neurotomia por radiofrequência?
A neurotomia por radiofrequência usa o calor produzido pelas ondas de rádio para atingir o tecido doente. Quando a radiofrequência é aplicada ao tecido nervoso, ela danifica os nervos, o que impede ou impede que o sinal da dor chegue ao cérebro e resulta no alívio da dor.
Durante um procedimento de neurotomia por radiofrequência, uma pequena agulha oca é inserida no nervo alvo que está causando dor. Um eletrodo é inserido no topo da agulha, que envia as ondas de rádio através da agulha para o nervo alvo. O calor causa uma lesão que impede o nervo de enviar sinais de dor ao seu cérebro. Os nervos saudáveis próximos não são danificados durante o procedimento.
Controle da dor dentro de sua coluna
A neurotomia por radiofrequência é frequentemente usada para controlar a dor originada nas articulações (como o joelho) e muitas vezes relacionada à dor na coluna, especialmente no pescoço e na região lombar (área lombar da coluna).
Dentro de sua coluna, os nervos se ramificam da medula espinhal e viajam para as articulações facetárias e as articulações sacroilíacas.
As articulações facetárias são pares de pequenas articulações entre as vértebras da coluna. Essas articulações dão flexibilidade à coluna e permitem o movimento das costas, como torcer e dobrar. Dois pequenos nervos, chamados nervos do ramo medial, estão conectados às articulações facetárias e enviam um sinal ao seu cérebro de que há dor proveniente dessas articulações.
As articulações sacroilíacas são encontradas perto da parte inferior da coluna, logo acima do cóccix. Os nervos do ramo lateral que estão conectados a essas articulações enviam sinais de dor da coluna para o cérebro.
O uso de neurotomia por radiofrequência para tratar o nervo do ramo medial direcionado nas articulações facetárias ou o nervo do ramo lateral nas articulações sacroilíacas diminui os sinais de dor que chegam ao cérebro.
Quem é um candidato para neurotomia por radiofrequência?
A neurotomia por radiofrequência (RFA) pode ser adequada para você se tiver:
Você pode não ser candidato à neurotomia por radiofrequência se:
O que acontece antes de um procedimento de neurotomia por radiofrequência?
Seu médico revisará seu histórico médico e de medicação e fará perguntas sobre sua dor. Se você toma aspirina ou outros medicamentos para afinar o sangue, pode ser necessário parar de tomá-los por alguns dias antes do procedimento.
Seu médico irá examiná-lo e solicitar radiografias ou outros exames de imagem que normalmente são solicitados para ver sua anatomia, determinar o nível de artrite ou outra lesão na coluna e descartar quaisquer outras causas.
Seu médico realizará um teste, chamado de bloco de diagnóstico, para confirmar a origem e o nível de sua dor, o que pode prever o nível potencial de alívio da dor. O bloqueio consiste em uma injeção de um anestésico local próximo à área da dor. Se o bloqueio de diagnóstico não fornecer alívio significativo, você pode não se beneficiar da neurotomia por radiofrequência Se você tiver uma resposta favorável ao bloqueio diagnóstico, seu médico poderá recomendar o procedimento como tratamento para aliviar sua dor.
O que acontece durante um procedimento de neurotomia por radiofrequência?
Primeiro, você deitará de bruços em uma mesa especial de raios-X. Seu médico usará monitores para observar sua condição durante o procedimento. Você permanecerá atento para poder responder às perguntas do seu provedor durante o procedimento. Medicamentos podem ser administrados durante o procedimento para relaxar, mas isso é opcional.
Seu médico usará um anestésico local para anestesiar a área da pele onde a agulha será inserida. Então:
Qual a duração do procedimento de neurotomia por radiofrequência?
A neurotomia por radiofrequência leva de 15 minutos a duas horas para ser concluída, dependendo do local do tratamento e do número de tratamentos realizados.
O que acontece após um procedimento de neurotomia por radiofrequência?
Após o procedimento de neurotomia por radiofrequência:
Seu médico também pode ter recomendado fisioterapia para recuperar a força e a flexibilidade. Você também terá uma consulta de acompanhamento para verificar seu progresso e tirar todas as dúvidas que possa ter respondido.
Quais são as vantagens da neurotomia por radiofrequência
As vantagens da neurotomia por radiofrequência incluem:
Quais são os efeitos colaterais e riscos da neurotomia por radiofrequência?
Durante o procedimento, você pode sentir alguma dor ou sensação de queimação no local, semelhante ao que sentiu antes do procedimento. A dor pode durar uma semana ou duas após o procedimento. A aplicação de uma bolsa de gelo no local, 20 minutos de vez em quando, pode ajudar a aliviar a dor.
Você pode sentir alguma dormência temporária onde a agulha entrou em sua pele.
O risco de complicações da RFA é muito baixo. Ocasionalmente, podem ocorrer danos permanentes nos nervos ou dor. Em algumas pessoas, sua dor original pode piorar. Outras complicações, incluindo infecção e sangramento no local de inserção da agulha, são incomuns.
Qual é a eficácia da neurotomia por radiofrequência?
A maioria das pessoas tem algum alívio da dor após a neurotomia por radiofrequência, mas a quantidade varia de acordo com a causa da dor e a localização. O alívio da dor pode ser imediato em algumas pessoas, ocorrer dentro de 10 dias em outras pessoas ou pode levar até três semanas em outras.
O alívio da dor pode durar de seis meses a 12 meses. Para algumas pessoas, o alívio dura alguns anos. Outros podem ter apenas alívio limitado da dor.
O nervo tratado pode crescer novamente. Se isso acontecer, geralmente acontece cerca de seis a 12 meses após o procedimento. A neurotomia por radiofrequência pode ser repetida se necessário.
Converse com seu médico sobre a taxa de sucesso do seu procedimento e a duração do alívio da dor. Seu médico lhe dará a melhor projeção com base na causa específica, localização e gravidade da sua dor.
Quando devo ligar para o meu médico?
Ligue para o seu médico se você:
A neurotomia por radiofrequência é considerada cirurgia?
A neurotomia por radiofrequência não é considerada uma cirurgia. É considerado um procedimento minimamente invasivo. Isso significa que o procedimento é realizado usando métodos que acessam seu corpo com a menor quantidade de danos ou rupturas na pele e nos tecidos. Em geral, os métodos de tratamento minimamente invasivos reduzem o risco de infecção e outras complicações, reduzem o tempo de internação, diminuem a quantidade de dor e encurtam o tempo de recuperação.
Uma nota do Dr. Rogério Correia
A neurotomia por radiofrequência usa calor para destruir o tecido. Quando usado para controle da dor, o calor é usado para atingir nervos específicos que causam dor. O aquecimento do nervo interrompe ou reduz os sinais de dor de chegarem ao seu cérebro. A RFA é considerada para condições de dor de longa data envolvendo sua coluna após outros métodos, como medicação para dor e fisioterapia, não terem sido bem-sucedidos. A neurotomia por radiofrequência é útil para muitas pessoas que decidem fazer o procedimento. Converse com seu médico para ver se o procedimento é adequado para você.
Agende sua consulta pelo WhatsApp ou
entre em contato por telefone.
Direitos autorais © 2022 • Todos os direitos reservados para Rogério Correia CRM 16160